Sobre mim

1981
2016

Carlos Rittner

 

Nasci em 1958. Estudei engenharia naval na Escola Politécnica da USP e Sociologia na FFLCH da USP. Não me formei em nenhuma delas. Mochilei pelo mundo em um ano sabático e descobri que queria ser um agricultor. De volta ao Brasil, mudei-me para o recém adquirido sítio da família e fiz lá meus seguintes 12 anos, durante os quais casei e tive filhos; fui apicultor, agricultor, construtor, eletricista, encanador, criador de diversos tipos de animais (galinhas, patos, gansos, cabras, porcos, coelhos escargot...). O assunto me deslumbrava e passei estes anos estudando tudo relacionado a agricultura, construção, criação, manejo do solo e muito mais, o que já tinha me levado, em 1984, a conhecer a permacultura, a agricultura biodinâmica, manejo ecológico do solo, adubação verde, alelopatia, a bioconstrução e mais uma lista imensa de saberes. A bioconstrução não tinha este nome e e nem era muito conhecida e apreciada no Brasil. Foi também em 1984 que construí a Casa da Bruxa, que também não tinha este nome. Meu pai gostava de passar uns dias lá.

Daí, de volta para a neurocity para educar as crianças e poder bancar a criação. Comecei em uma pequena indústria química do meu irmão e segui para o McDonalds, Blockbuster, Mitsubishi Motors: executivo de operações e treinamento.

Voltei para a selva em 2003. Montei a Proa Off Road, que fazia expedições off-road de um dia para iniciantes e interessados e também era direcionada para treinamento vivencial. Paralelamente, começamos a cultivar shiitake, que, afinal, cresceu e virou nossa atividade principal. Nesse meio tempo, construir barracos para depósito, galpões, estufas etc. virou uma atividade normal.

Enviuvei. Parei. Voltei pra neurocity. Cansei. Voltei pra selva.

 

Retomei o estudo sobre construções com terra (agora batizado de bioconstrução) e ressuscitei minha biblioteca. Atualizei a ficha, estudei e planejei, estudei e projetei, continuo estudando e construindo.

O objetivo é simples: uma alternativa à vida urbana, consumista, desequilibrada, para quem tiver interesse e achar importante viver perto da natureza e com ela produzindo em harmonia.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now