O Sítio Pirambas

O Sítio Pirambas é uma propriedade rural com 55 ha, ou 550.000 m², no município de Juquitiba, estado de São Paulo, a cerca de 70 km da capital.

Juquitiba contém o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do estado. É área de proteção ambiental (APA), área de mananciais e está entre dois parques estaduais: o do Jurupará e o da Serra do Mar.

O Sítio Pirambas fica no bairro da Palestina, a 4 km da rodovia Regis Bittencourt, 6 km do bairro rural mais próximo, Distrito dos Barnabés, e 12 km do centro da cidade.

Atualmente, a sede consta da casa principal, casa de caseiro e um anexo que contém oficina e escritório com biblioteca. Além da sede, há um chalé (a Casa da Bruxa), construído em técnica de pau a pique do lado oposto do vale, onde está a represa. Também vale mencionar o Refúgio n.1, bioconstrído em pau a pique em meio a um sistema agroflorestal em início de formação.

Na represa, com cerca de 10.000 m², é possível pescar e nadar. Em suas margens, quiosque, banheiro, churrasqueira, píer e área para camping (no máximo cinco barracas).

No açude da represa, uma pequena cachoeira de água pura, para refrescar os dias de verão.

A propriedade possui mais de 4 km de trilhas para passeio e contemplação da mata, com abundância de palmitos Juçara, pássaros, quando não outros animais que aí vivem: veados, tatús, catetos, preguiças, ouriços e tantos mais.

Nesta área de 55 ha, cerca de 80% é constituída de Mata Atlântica preservada, incluindo aí quatro nascentes.

Entre as atividades desenvolvidas na propriedade em caráter permanente está nossa horta orgânica, voltada apenas para o consumo interno, e a produção de mudas destinadas à futura agrofloresta e para outras finalidades. Em 2009, foi desenvolvido um trabalho de coleta de sementes de palmeira Juçara e  posterior plantio a lanço em áreas em que as plantas originais foram saqueadas por palmiteiros.

Na saída da nossa represa, uma deliciosa ducha, como uma cachoeira, para um banho, uma massagem...

Na nossa represa, uma praia particular...

Nos arredores...

Pequena cachoeira, água de nascente. Acesso a pé por trilha larga, 2 km.

Cachoeira da Torre, com piscina natural. Acesso de carro ou a pé, por estrada de terra (6 km) e trilha na mata (800 m).

Do alto de uma torre de retransmissão da Embratel, atualmente abandonada, uma escalada arriscada, mas uma vista incrível... (7 km, estrada de terra)

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now