• Carlos Rittner

Cob Passo a Passo

A muitos anos sempre quis construir algo em COB e esta foi minha primeira experiência veja o passo a passo de como foi esta experiência.


Passo 1 - O Baldrame

Para construir o Baldrame, abrimos uma valeta de XX de profundidade preenchemos ela com cascalho em seguida colocamos uma lona. Dai colocamos uma fileira de blocos (você pode usar pedras se tiver a disposição) e preenchemos tudo com concreto para termos uma fundação bem estável.



Passo 2 - Preparando o COB

Após varias experiências descobri que a mistura ideal é de 30% de palha para 70% de terra e água suficiente para q o COB fique homogêneo e maleável mas ao mesmo tempo firme para manter sua estrutura. Fizemos a mistura sobre uma lona oque facilitou bem o processo. O COB precisa ser pisado para ficar bem misturado e eu indico usar botas de borracha, uma vez que no meio do barro pode existir galhos e pedras q machucam os pés descalços.



Passo 3 - Construir as paredes

A parte mais divertida com certeza é criar as paredes da casa oque deve ser feito sempre em dias de sol, a chuva nos atrasou um pouco tivemos que ficar dias sem trabalhar com a construção coberta com uma lona para que as paredes não derretessem na chuva uma vez q só serão impermeáveis depois de rebocadas.



Passo 4 - Janelas

Nesta primeira experiência estudei as diversas formas de criar transparência nas paredes, usamos madeira, pedaçõs de vidro e até mesmo garrafas podem ser uma boa alternativa.



Passo 5 - Bancos e Bancadas

O bambu é um material incrível para se criar formas orgânicas com o COB sua versatilidade me ajudou a criar estrutura para todos os elementos em balanço da construção (bancos, bancadas, prateleiras, armários, etc)



Passo 6 - Finalização

No topo das paredes colocamos vigas de aço e criamos um cinturão de cobreto onde o telhado será apoiado.


No próximo post irei falar de como criamos um telhado verde para este lindo quiosque.



#bioconstrucao #Permacultura #waldenxxi #sitiopirambas