A Casa da Bruxa

A primeira construção em pau a pique no Sítio Pirambas, em 1984. Aprendendo o como se faz com o então povo local de caipiras e famílias nativas da região.

Toda a estrutura é de eucaliptos, na época já existentes na propriedade. As paredes são de pau a pique e toda a caixilharia foi feita com madeiras da região. Na época, a venda de madeira nativa da Mata Atlântica era permitida.

A Casa da Bruxa fica afastada da sede, do outro lado do lago, cercada pela mata, com um acesso exclusivo. Tem uma área construída de 36 m2, e, com o mezanino, uma área útil de 54 m2, além das varandas.

Também locada por contrato anual, mobiliada e com cozinha completa.

Status: Locada

Os refúgios

Tiny house é o termo usado para definir uma casa pequena, mínima. Aqui vamos chamá-las de refúgios.

Os refúgios obedecem à ideia de que menos é mais. Uma habitação completa com 20 m2 e uma varanda. Materiais locais - paredes de pau a pique, estrutura com eucaliptos e bambu ou em cob - para uma construção orgânica em uma pequena clareira na mata, seguindo sempre o objetivo de integração, sustentabilidade e baixo impacto.

Um jeito simples de ter e manter uma casa fora (mas perto) da cidade. A ideia comercial é a locação a preços acessíveis para os que não tem interesse de ou não podem adquirir uma propriedade rural, mas querem ter a oportunidade de viver em comunidade e cuidar da natureza. Assim geramos renda para a continuidade do projeto. Os períodos de locação são sempre de, no mínimo, um ano.

Não há demarcação de lotes ou cercas, cabendo aos moradores, caso queiram, utilizar o bom senso para colocar sua horta ou qualquer outra benfeitoria para seu uso exclusivo. Porém, sempre, atividades comunitárias serão preferíveis.

Refúgio n. 1

O Refúgio n. 1, bioconstruído em pau a pique,  tem uma área útil interna de 21 m2 e uma varanda com 10 m2. Totalmente mobiliado, com fogão, geladeira e tralha de cozinha.

Status: locada.

Refúgio n. 2

O Refúgio n. 2 está sendo bioconstruído em cob, pau a pique e telhado verde. Enquanto executamos a obra a partir do projeto inicial, ideias vão surgindo e sendo incrementadas. Uma primeira opção levou à uma intensa otimização da área interna e a um projeto absolutamente mínimo, com apenas 11 m2 e uma bela varanda semicircular, além de um formato orgânico. Posteriormente, pensando que poderia aumentar o grau de conforto dos moradores, modifiquei o projeto, aumentando a área interna para cerca de 21 m2. A planta então assumiu um que de curva de Fibonacci, uma figura mítica e mística na matemática e na geometria da natureza.

Status: em construção

Casa do João

Seu João, foi meu primeiro caseiro. Trabalhamos juntos por mais de 20 anos e com ele aprendi coisas básicas da vida na roça.

Esta casa, hoje disponível para locação, é uma construção convencional, com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro.

Fica ao lado da sede, da biblioteca e da nossa oficina, na beira de um riacho de águas cristalinas, cuja nascente alimenta nossas casas.

Status: Locada.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now